O verão vem aí: veja dicas de como lidar com as fortes chuvas em sua plantação
O verão no Brasil é caracterizado por fortes chuvas e, apesar das plantas terem grande necessidade de água, em excesso pode prejudicá-las. Para aqueles que as cultivam, seja em pequena ou larga escala, o cuidado nessa época deve ser redobrado, já que as intempéries podem atrapalhar o seu desenvolvimento.
Pensando nisso, a Nova Plast reuniu dicas essenciais para que você possa manter a sua horta ou plantação segura e saudável. Veja abaixo:
Irrigação
Quando nos deparamos com um longo período de chuvas, a primeira coisa que tendemos a pensar é que as plantas não precisam ser irrigadas, já que a natureza está fazendo o trabalho por nós. Porém, este é um pensamento equivocado, pois, mesmo em épocas como essa, o ato de regar é essencial.
Para facilitar o controle, faça um monitoramento das áreas; dessa forma, você conseguirá notar se a umidade do solo está uniforme.
Drenagem
Durante as chuvas pesadas, quaisquer locais que não estejam drenados adequadamente devem ser detectados. O ideal é começar esse trabalho desde a implantação da horta orgânica, por meio de canteiros feitos com porções de terra elevada. Isso porque as raízes das plantas necessitam de ar para trabalhar e o excesso de água da chuva impulsiona temporariamente o mesmo para fora do solo.
Tal abundância por algum período de tempo pode levar à podridão das raízes, pois elas só voltam a funcionar novamente depois que a gravidade puxa a água para dentro.
Proteção
As folhas são componentes da planta muito importantes, já que são responsáveis, principalmente, pelo processo de fotossíntese. Portanto, é primordial que estejam saudáveis. Porém, durante fortes chuvas, podem ser atingidas por pingos fortes e até ventos, prejudicando-as.
Para protegê-las, você pode criar uma estrutura muito simples, basta utilizar estacas de madeira ou bambu para servirem como sustentação e uma rede de náilon para fazer a cobertura. Isso amortecerá a queda dos pingos.
Se sua horta tem muitos canteiros, o ideal é dividi-la em parcelas com alguns metros quadrados para montar quadrantes dessa cobertura, com quatro estacas para cada.
Reposição
Fortes chuvas tendem a carregar os nutrientes essenciais das plantas. Para driblar isso, é necessário realizar a reposição por adição de compostos ou fertilizantes orgânicos para o solo.
Cuidado com as daninhas
Pragas costumam se reproduzir em maior quantidade durante épocas úmidas. Portanto, para evitar que sua horta ou plantação seja severamente atingida, a dica é intensificar o controle desses organismos. Além disso, procure evitar o uso de recipientes que possam coletar água da chuva, já que podem se tornar criadouros.
Dica de ouro
A técnica de plantação com película de plástico é mais vantajosa que a tradicional, uma vez que reduz a evaporação e inibe as ervas daninhas. Para implementá-la em sua horta ou em pequenos recantos, veja, abaixo, três passos simples:
– Estenda uma película negra do tamanho da copa do exemplar sobre o solo e corte dois lados de um triângulo com 20 cm.
– Através do triângulo, cave um furo com o tamanho das raízes e junte adubo completo. Instale a planta acomodando as raízes no fundo do furo e volte a encher com a terra extraída.
– Regue depois de compactar a terra e coloque o triângulo no seu lugar. Cubra a película com terra ou pedras para evitar que se mova.
Fonte: Superbac, Jardins