Fique por dentro do novo sistema de rastreabilidade de vegetais frescos
O novo sistema de rastreabilidade de vegetais frescos já é uma realidade no mercado de Agricultura desde agosto do ano passado. Ele foi criado para auxiliar no monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos na cadeia produtiva de vegetais frescos destinados à alimentação humana.
O sistema estabelece a obrigatoriedade de que todas as frutas e hortaliças deverão fornecer informações padronizadas, capazes de identificar o produtor ou responsável no próprio produto ou nos envoltórios, caixas, sacarias e outras embalagens.
Na primeira fase de implementação estão o grupo de citros, maçã, uva, batata, alface, repolho, tomate e pepino.
A nova norma dita que o produtor deve informar:
– Endereço completo;
– Nome;
– Variedade ou cultivar;
– Quantidade;
– Lote;
– Data de produção;
– Fornecedor;
– CPF, CNPJ ou Inscrição Estadual.
A identificação pode ser realizada por meio de etiquetas impressas com caracteres alfanuméricos, código de barras, QR Code ou qualquer outro sistema que permita identificar os produtos vegetais frescos de forma única e inequívoca.
Saiba as vantagens:
O novo sistema garante benefícios tanto para o empreendedor, quanto consumidor. Isso porque, caso algum lote represente risco à saúde, poderá ser facilmente identificado. Além disso, tal prática permite que o consumidor consiga identificar causas de alergias ou intolerâncias alimentares por produtos ou ingredientes utilizados.
Ademais, a empresa, demonstrando honestidade e transparência – um diferencial no mercado -, possui uma vantagem na hora de ganhar a confiança do cliente. Outro ponto é que, caso haja algum problema de produção, será fácil detectar em qual momento ele ocorre, facilitando, assim, a ação corretiva.
A Nova Plast está preparada para atender essa nova exigência com embalagens e rótulos personalizados para cada produtor. Entre em contato conosco e saiba mais!
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Food Safety Brasil