Laranja impulsiona o PIB da Agropecuária
Maior oferta e demanda da fruta movimentam a economia
Nos últimos dias, a demanda de laranjas esteve mais aquecida. Segundo dados das Contas Nacionais Trimestrais, divulgados em 1º de dezembro pelo IBGE, a alta da laranja ajudou a impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária, que teve uma alta de 9,1% no terceiro trimestre de 2017, comparado ao mesmo período do ano passado.
A estimativa publicada pelo Fundecitrus é de que a safra 2017/18 chegue a 364,47 milhões de caixas, referente ao Cinturão Citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro.
A oferta das variedades tardias, principalmente a Valência, também tem se elevado cada vez mais no estado de São Paulo. Do total estimado de caixas, 17,42 milhões correspondem às variedades Valência Americana, Valência Argentina, Seleta e Pineapple, enquanto 123,04 milhões correspondem à Valência e Valência Folha Murcha.
Já para a Pera Rio, a estimativa é de 114,52 milhões de caixas, e para as variedades Hamlin, Westin e Rubi, 68,49 milhões.
Já em relação ao suco da fruta, a expectativa da indústria é de que a produção fique em torno de 1,2 milhão de toneladas, o que contribui para a reposição dos estoques, que estão praticamente zerados.
Fontes: Notícias Agrícolas e G1